Oferta Educativa / Ensino Pré-Escolar
Casa do Menino Deus atenderá de modo específico às áreas do desenvolvimento psico-motor, cognitivo, comunicação e construção de códigos formais de aprendizagem.
Objetivos fundamentais
-
1
Desenvolver a autonomia, com base numa liberdade responsável.
-
2
Desenvolvimento global da criança, facilitando a sua integração plena na sociedade, sempre em estreita parceria com a família.
-
3
Educar para o multiculturalismo, tolerância e respeito, favorecendo uma progressiva consciência da criança como membro da sociedade.
-
4
Desenvolver a capacidade da criança aprender a aprender e a sua curiosidade intelectual.
-
5
Proceder à despistagem de inadaptações, atrasos de desenvolvimento ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.
-
6
Antecipar às crianças Finalistas da Educação Pré-escolar vivências relacionadas com o 1º. Ano, de forma a minimizar receios, angústias e inadaptações que possam advir da transição.
Atividades de Complemento Curricular para Ensino Pré-Escolar
As Atividades de Complemento Curricular são um dos pilares do projeto educativo do colégio e propõem atividades, desportivas, interativas e artísticas. Surgem com o objetivo de ajudar os alunos e crianças a descobrir as suas próprias qualidades e limitações, a aproveitar os tempos livres e fomentar a capacidade criativa.
Tendo em conta o paralelismo pedagógico, o colégio segue as orientações do Ministério da Educação no que diz respeito às diferentes áreas curriculares.
Ensino Pré-Escolar
Tendo em conta o desenvolvimento motor de cada criança, a Atividade Desportiva tem como finalidade proporcionar ocasiões de exercício da motricidade global e também da motricidade fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo.
A dança enquanto um processo educacional poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.
Possibilitar o ensino do Futebol, por técnicos qualificados, através de um programa próprio, por etapas, e por níveis de complexidade crescente. Permitir aos jovens com maior apetência para ao Futebol, acederem a patamares de rendimento superior.
O inglês é hoje o idioma mais utilizado para a comunicação intercultural. É a língua do mundo globalizado, da internet e das redes sociais.
O Judo é recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para a criança, influenciando os diferentes aspetos motores, cognitivos e afetivos. O Judo praticado de forma sistemática e regular contribui para o desenvolvimento físico dos seus alunos, para a aquisição consciente do seu corpo e das diferentes possibilidades de se expressar.
O Judo apresenta-se como um desporto muito completo e saudável, não só ao nível físico, como ao nível psicossocial. Dada a sua versatilidade ele pode ser praticado como desporto de competição, atividade física de manutenção, ou até meio de defesa pessoal.
O Rope Skipping é uma atividade física que tem por base o aproveitamento desportivo de um gesto ancestral: Saltar à Corda, utilizando uma diversidade de saltos, acrobacias e manejos de corda bem como infinitas combinações de habilidades e possibilidade de sincronismo entre os saltadores e a música.
A Música assume cada vez mais o seu papel na família e na educação escolar, desenvolvendo a inteligência, a psicomotricidade e a criatividade. Incentivar as crianças a cantar, percutir, movimentar-se, tocar um instrumento e a ouvir diversos tipos de música contribui para o desenvolvimento integral da criança.
A patinagem é cada vez mais um fenómeno que apresenta elevada magnitude, não só no quadro da vida desportiva contemporânea, mas também a nível recreativo, através de situações lúdicas na rua e/ou na escola.