Oferta Educativa / 1º Ciclo
Temos como objetivo proporcionar à criança uma formação sólida e de qualidade, que a prepare para o futuro, para o prosseguimento de estudos e para a vida ativa.
Objetivos fundamentais
-
1
Fomentar a descoberta, a criatividade, a reflexão e o gosto por aprender.
-
2
Desenvolver em cada aluno, de acordo com o seu nível etário, a cultura da autonomia.
-
3
Incentivar o aluno a ser o principal agente da sua aprendizagem.
-
4
Levar os alunos a serem empenhados, a serem capazes de resolver problemas e a questionar o mundo que os rodeia.
-
5
Estimular e desenvolver a sua autonomia, sentido de responsabilidade, pensamento crítico, espírito de colaboração e respeito pelo outro.
-
6
Desenvolver em cada aluno a expressão escrita e oral bem como o raciocínio logico-matemático, fatores determinantes que o levam a questionar e conhecer o mundo que o rodeia.
-
7
Promover a inclusão, a educação para a saúde, para a sustentabilidade e para a cidadania.
-
8
Promover aprendizagens significativas, num ambiente saudável, de bem-estar físico e emocional.
Atividades de Complemento Curricular para 1º Ciclo
As Atividades de Complemento Curricular são um dos pilares do projeto educativo do colégio e propõem atividades, desportivas, interativas e artísticas. Surgem com o objetivo de ajudar os alunos e crianças a descobrir as suas próprias qualidades e limitações, a aproveitar os tempos livres e fomentar a capacidade criativa.
Tendo em conta o paralelismo pedagógico, o colégio segue as orientações do Ministério da Educação no que diz respeito às diferentes áreas curriculares.
1º Ciclo
A Atividade Desportiva tem como finalidade proporcionar ocasiões de exercício da motricidade global e também da motricidade fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo.
Possibilitar o ensino do Futebol, por técnicos qualificados, através de um programa próprio, por etapas, e por níveis de complexidade crescente. Permitir aos jovens com maior apetência para ao Futebol, acederem a patamares de rendimento superior.
O Judo é recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para a criança, influenciando os diferentes aspetos motores, cognitivos e afetivos. O Judo praticado de forma sistemática e regular contribui para o desenvolvimento físico dos seus alunos, para a aquisição consciente do seu corpo e das diferentes possibilidades de se expressar.
O Judo apresenta-se como um desporto muito completo e saudável, não só ao nível físico, como ao nível psicossocial. Dada a sua versatilidade ele pode ser praticado como desporto de competição, atividade física de manutenção, ou até meio de defesa pessoal.
O Rope Skipping é uma atividade física que tem por base o aproveitamento desportivo de um gesto ancestral: Saltar à Corda, utilizando uma diversidade de saltos, acrobacias e manejos de corda bem como infinitas combinações de habilidades e possibilidade de sincronismo entre os saltadores e a música.
A patinagem é cada vez mais um fenómeno que apresenta elevada magnitude, não só no quadro da vida desportiva contemporânea, mas também a nível recreativo, através de situações lúdicas na rua e/ou na escola.
A integração da robótica permite tornar os conceitos ligados à programação e pensamento computacional tangíveis, ou seja, fora do espaço do ecrã do computador.
Aprender a criar, aprender a planear, aprender a resolver problemas, aprender a programar ligando artefactos tangíveis, construindo algo com uma finalidade, proporcionando também a articulação com conteúdos das diferentes áreas do saber, pode ser implementado recorrendo à robótica.
Nas salas de estudo, o aluno aprende e pratica métodos de organização e de estudo. Os alunos inscritos nas salas de estudo realizam, no espaço da sala de aula, os trabalhos de casa e o seu estudo, acompanhados por um professor – que esclarece dúvidas, orienta e ajuda o aluno a gerir o trabalho.
A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma. Este projeto abordará as diferentes linguagens artísticas e fornecerá oportunidades para explorar a música, a dança e o teatro.
As crianças têm força, têm energia, têm flexibilidade. As crianças são ativas, mas também calmas. São genuínas e respeitam o que sentem e pensam. Acima de tudo, vivem cada momento como se fosse único e por isso entregam-se na totalidade.